Ciências humanas e pesquisa

Ciências humanas e pesquisa

Qual o compromisso social e político da pesquisa acadêmica? Até que ponto as pesquisas realizadas nas instituições acadêmicas estão, de fato, voltadas para encontrar soluções para os problemas enfrentados no cotidiano, e que dizem respeito aos modos de vidas individuais e coletiv... + Saiba mais

Descrição

Qual o compromisso social e político da pesquisa acadêmica? Até que ponto as pesquisas realizadas nas instituições acadêmicas estão, de fato, voltadas para encontrar soluções para os problemas enfrentados no cotidiano, e que dizem respeito aos modos de vidas individuais e coletivos? Este livro aborda a ética da pesquisa nas ciências humanas, tendo por base as formulações teóricas de Mikahil Bakthin, para analisar a diversidade e a complexidade da experiência do homem contemporâneo num mundo em permanente transformação. Os artigos aqui reunidos, com base em reflexões de diferentes autores, focalizam a atividade de pesquisar com o olhar de uma perspectiva fundamentada em Bakhtin.

O diálogo, a polifonia e a pluralidade que caracterizam a obra de Bakhtin motivam o estudo e fundamentam um referencial teórico e uma prática de pesquisa nas ciências humanas, em que os objetos são sempre sujeitos da história, sujeitos que falam.
ISBN: R$
ISBN13: 9788524909504
Editora: Cortez, Editora
Dimensões: 110 x 180 (LxA)